Está em dúvida sobre qual é o melhor tipo de porta para compor o seu projeto? Conhece um benefícios da porta de vidro? Uma boa forma de tomar esta decisão é analisando as características de cada opção disponível.

É importante avaliar a durabilidade, praticidade e necessidade de manutenção, além de conferir as possibilidades de design para garantir que uma delas estará de acordo com as suas preferências e expectativas.

Para facilitar esta análise, reunimos algumas das principais características da porta de vidro. São seis benefícios que podem ser aproveitados por quem opta pelo uso do material. Confira.

Benefícios da porta de vidro

Durabilidade

Um dos principais benefícios da porta de vidro e um ponto muito importante a ser analisado na escolha do material da porta é o seu custo/benefício. Afinal, não vale a pena escolher o material mais barato se ele precisará ser trocado em pouco tempo: é preciso avaliar a qualidade dele e como reage a fatores como a água e o vento.

benefícios da porta de vidro quintal

Neste quesito, o vidro é uma excelente escolha. Existem versões do material, como o vidro temperado, que são extremamente resistentes a choques térmicos.

O vidro também não se altera com a umidade ou com a chuva, portanto, pode durar muitos anos sem ser danificado ou sofrer mudanças com o passar do tempo.

Resistente à corrosão

A corrosão é um dos fatores que fazem com que seja necessário trocar uma porta. Ela pode fazer com que uma peça metálica, por exemplo, sofra alterações químicas, ficando com a sua estrutura danificada. A corrosão pode acontecer por diversos fatores, entre eles, pelo uso de produtos solventes e umidade.

O vidro é um material resistente à corrosão, que não enferruja ou apodrece, como pode acontecer com a madeira. Graças a esta vantagem, a porta de vidro se mantém bonita com a passagem dos anos e pode ser instalada em qualquer ambiente – inclusive em espaços externos.

Ela é uma excelente escolha para varandas, jardins, portas de entrada, quartos, banheiros, escritórios e divisórias entre cômodos.

Praticidade na manutenção

Também é preciso pensar na manutenção do material que é utilizado nas portas. No caso do vidro, há a vantagem de não haver acúmulo de pó em sua superfície. Também não há a necessidade de pintura, ou seja, não há gastos adicionais depois de alguns anos da instalação.

benefícios da porta de vidro cozinha

Além disso, a limpeza da porta de vidro é bastante prática. Com um pano macio e um limpador de vidros, a tarefa pode ser facilmente concluída. A frequência da limpeza depende de alguns fatores, mas, de modo geral, o recomendado é que ela seja feita mensalmente. Veja algumas dicas que potencializam a higienização deste material:

  • Use panos e esponjas macios;
  • Em locais como a cozinha, comece a limpeza com um pano umedecido em uma solução que pode ser feita com água e detergente neutro – mas isso só é necessário de houver manchas de gordura. Depois, aplique o limpa-vidros;
  • Finalize a limpeza secando a superfície da porta de vidro com um papel toalha.

Bastam estes cuidados simples para manter a sua porta sempre limpa e bonita.

Bom desempenho acústico

Uma preocupação comum na escolha do material é em relação ao seu desempenho acústico. Afinal, uma das principais funções da porta é conferir mais privacidade aos cômodos. No caso do vidro, existem versões do material – como os vidros laminados, duplos ou que combinem as duas características – que são ideais para que a porta ofereça um bom isolamento de sons.

benefícios da porta de vidro escritorio

É interessante saber que, enquanto um vidro normal tem uma redução média de 29 dB, um vidro acústico pode apresentar uma redução de mais de 40 dB. Por isso, estas são boas soluções caso seja necessário isolar o som de um cômodo. Assim, você pode aproveitar todas as vantagens de uma porta de vidro e ainda obter privacidade acústica em quartos, banheiros ou salas de reunião.

Propagação da luz

Quando se fala em vidro, é impossível não pensar em uma das maiores características deste material: a capacidade de propagar a luz, fazendo com que o ambiente ganhe uma maior sensação de amplitude.

Por isso, ele é ideal para ambientes de todos os tamanhos. A área de serviço, por exemplo, ganha um maior conforto visual quando recebe uma porta de vidro que ligue o cômodo à cozinha. Sem duvidas, um dos ótimos benefícios da porta de vidro.

Falando em iluminação, que tal se inspirar em casas com iluminação natural com vidros?

Inúmeras possibilidades de design

Um bom design não valoriza apenas a porta, mas todo o ambiente. Por isso, é importante escolher um item que, além de prático e com bom custo-benefício, também seja esteticamente interessante para compor o projeto de decoração. Existem muitas opções de design de porta de vidro, e este é mais um dos benefícios da escolha deste material!

benefícios da porta de vidro quintal

Os modelos podem variar de acordo com o tipo do material utilizado, o acabamento e a abertura.

Para dar ainda mais destaque à peça, você pode optar pelo vidro pintado ou com acabamento de serigrafia. Em um ambiente clean, por exemplo, uma porta de vidro colorida contribui para que o espaço ganhe mais vida e personalidade.

Mas se a ideia for aproveitar melhor a luz, uma peça transparente é a melhor opção. Você pode escolher uma folha inteira de vidro ou dividi-la em quadrados ou retângulos.

benefícios da porta de vidro

Para quem procura privacidade, uma porta de vidro fantasia, que ajuda na distribuição da luz, mas não é transparente, é uma boa alternativa. Outras opções são os vidros jateado ou fosco.

benefícios da porta de vidro quarto

Em relação à abertura, existem as pivotante, de abrir e de correr. Uma porta de vidro pivotante confere modernidade ao projeto e pode dar um ar mais interessante à entrada da sua casa.

A porta de abrir, por sua vez, combina com diversos ambientes, como cozinha, quartos e salas. Já o modelo de correr é uma excelente ideia para dividir cômodos.

Texto: Ana Tamires

Tirou todas as suas duvidas a respeito dos benefícios da porta de vidro? Já pensou em usar porta de vidro para valorizar o seu projeto de decoração? Saiba mais sobre o assunto, confira o nosso guia de compra!

Comments

comments

Quer mais conteúdo gratuito?
Gosta de saber dicas sobre limpeza, decoração e ideias para novos projetos?
Cadastre-se para receber conteúdos e descontos exclusivos!