Manual do Vidraceiro: Tudo que você precisa saber para produzir vidro // Trabalhe com Vidro
// Vidro Sob Medida

 

O que você está buscando?

Categorias

Manual do Vidraceiro: Tudo que você precisa saber para produzir vidro. Agora!

Atualmente, cada vez mais os empreendedores ingressam no mercado de vidro abrindo a sua própria vidraçaria, e podendo oferecer ao público o seu trabalho e os produtos de alta qualidade. Para quem pensa em abrir o próprio negócio no ramo de vidros, é necessário ter mente que os métodos de uma vidraçaria não mudaram.

Os vidraceiros ainda precisam realizar os processos manualmente, utilizando as ferramentas, os acessórios e os maquinários específicos para realizar cortes, limpar as superfícies, manusear as peças e fixar os vidros nos mais variados ambientes.

E se a sua ideia é abrir uma vidraçaria ou caso você já tenha experiência, no manual do vidraceiro mostraremos à você soluções que devem ser utilizadas em cada processo que certamente sanará todas as suas dúvidas relacionadas a este assunto. Confira a lista que preparamos!

 1) Ferramentas e equipamentos básicos necessários

1.1 Lixadeira para vidros

As lixadeiras, ou simplesmente lixas – independente de pequenas ou grandes são ideais para os processos de polimentos e acabamento em vidros. Esses acessórios eliminam os riscos causados pelo uso ou manuseio de peças de vidros, ajudando a restaurar completamente a sua transparência.

1.2 Pincéis

Os pincéis podem ser utilizados pelo vidraceiro para dar um acabamento final ao vidro como, por exemplo, para limpeza de cantos delicados dos materiais sem danificar o silicone.

1.3 Diamantes para corte

Os diamantes para corte — dependendo do modelo — podem ser utilizados em vidros de 04 mm a 19 mm. Eles garantem qualidade no corte e máximo rendimento, de forma a evitar quaisquer desperdícios.

1.4 Ventosas

As ventosas são ideais para a elevação e transporte de peças de vidro planas e proporcionam muito conforto para quem as manuseia. Seu corpo é composto por aço de alta resistência, sistema de respiração e travas de seguranças.
Dependendo da quantidade de ventosas, é possível manusear vidros de 70 a 120 kg. As ventosas são, sem dúvida, excelentes ferramentas para o dia a dia de qualquer vidraceiro.

1.5 Martelos

Os martelos são extremamente úteis no momento da instalação de peças de vidro. Aqueles feitos de borracha são ideais para montagem de vidros modulados. Já os de modelo ‘pena’ são menores e podem ser utilizados para ajustar a correta posição do vidro.

2) Acessórios para cada ambiente

2.1 Roldanas duplas

O sistema de roldanas duplas garante um deslizar suave e alta resistência a ambientes úmidos, já que elas são usadas principalmente em boxes de vidro temperado de banheiros. Seu trilho também impede que qualquer tipo de sujeira proveniente de produtos de banho e limpeza se aloje por
onde correm as roldanas, além de suportar pesos maiores das peças.

2.2 Dobradiças

As dobradiças são os acessórios que garantem o fechamento suave e automático da porta de vidro. A grande vantagem delas é que possibilitam que a porta seja desmontada pelo lado de fora, facilitando o trabalho do vidraceiro.

2.3 Impermeabilizantes

O impermeabilizante é um produto desenvolvido especialmente para dar proteção contra machas de produtos de higiene e gordura do corpo humano às diversas pedras de vidro. Ele não altera a cor natural do material e pode ser aplicativo facilmente pelo vidraceiro.

2.4 Limpadores

Os limpadores são usados para a limpeza de peças de vidros. De forma rápida e eficiente, eles eliminam manchas nos boxes geradas por água, gordura do corpo e produtos de banho.
No caso das áreas de difícil acesso, como os transpasses de vidros de box, janelas e portas, elas podem ser facilmente limpadas com os limpadores de transpasse. Com eles, os vidraceiros não precisam mais usar réguas, facas e outros objetos para fazer a limpeza.

2.5 Portas de vidro temperado

A porta de vidro temperado é fabricada a partir do vidro comum, mantendo
todas as suas características, como por exemplo:

– Transparência;
– Coloração;
– Paralelismo nas faces etc.

Os equipamentos de proteção individual

3.1 Luvas
3.2 Protetor de ouvido tipo concha e tipo plugue
3.3 Botinas

Nossa opinião

Com a grande competitividade do mercado, é preciso que o vidraceiro preocupe-se em se destacar no seu ramo. E a maneira mais eficaz de fazer isso é manter-se atualizado sobre tudo o que há de mais novo nesse mercado utilizando o guia do vidraceiro. E para ajudar nessa tarefa, a PS do Vidro tem as melhores fontes de informação à sua disposição, aproveite e confira todas as novidades no blog.

Gostou das informações? Com esse conteúdo, você terá uma visão ampla de tudo o que um vidraceiro precisa para abrir e manter a sua própria empresa. Se você se interessou e quer saber mais, baixe o Guia Completo de Ferramentas e Maquinários para Vidraceiros agora mesmo!

 

Comments

comments

Quer mais conteúdo gratuito?
Gosta de saber dicas sobre limpeza, decoração e ideias para novos projetos?
Cadastre-se para receber conteúdos e descontos exclusivos!