Peguei a chave do apartamento, o que fazer agora? Como decorar?

Por edsonmri - 27 de julho de 2015 - Apartamento,Decoração,Reforma

 

Apartamento novo. Vida nova. Chave na mão.  E agora? O que fazer além de admirar inebriado os cômodos do novo imóvel? Providenciar reforma do apartamento! Ainda não sabe como fazer isso? Veja algumas dicas práticas e bem simples!

reforma-apartamento-chave-na-mao

Observe o cenário

Comece formando o cenário de fundo do apartamento. Isto é o que os arquitetos e decoradores chamam de arquitetura de interiores. É uma espécie de plano de fundo que servirá de base para a decoração onde ficarão móveis e acessórios do apartamento. Você sabia que para decorar um apartamento é preciso passar por etapas? Elas não são independentes e por isso precisam ser trabalhadas sucessivamente.

Observando a planta do apartamento

Saiba quais os espaços exatamente que você precisará trabalhar. Com a planta do apartamento em mãos, dá para fazer um esboço de onde ficarão os móveis, itens decorativos da parede, luminárias e ver até mesmo se há necessidade de mudar o tamanho ou posição das portas.

Conheça as ligações hidráulicas e de energia elétrica

Com isso você evitará que a decoração prejudique o sistema hidráulico, perfure algum cano ou ligação importante e que não pode ser mudada de curso. O mesmo acontece com as instalações elétricas. É bem comum a necessidade de mudança das tomadas e luminárias de um apartamento ou até mesmo a criação de novos pontos de energia. Caso a planta do imóvel não venha com essas informações, o projetista pode e deve disponibilizá-las para você.

Projetando paredes, pisos, janelas e portas

Por mais que um apartamento novo já venha com todos os cômodos devidamente projetados, você pode desejar alterar algo. De repente quer modificar um dos quartos e transformá-lo no seu escritório ou em uma sala de brinquedos para seus filhos. A cozinha também pode ser ampliada, assim como a sala e os banheiros. Ter a planta e observar todo o ambiente vai dar-lhe a liberdade de mudar o que desejar. Faça isso antes de colocar qualquer móvel dentro da sua nova casa.

Dando cor ao ambiente

Sua casa pode ter uma única cor, mas é tendência ter diversos tons espalhados pelos ambientes. Isso também vai pedir um pouco de atenção, pois o colorido em excesso pode transformar negativamente o seu novo apartamento.

Cor para quartos

Os quartos são os cômodos de descanso. Cores quentes e que transmitam a sensação de relaxamento são as mais indicadas. Evite cores escuras. Além de acumular calor, vai prejudicar a iluminação natural e também passará uma inquietação. Se quiser apostar em chumbo, preto ou outras cores do tipo, dê uma quebrada no tom, mesclando com espaços em cor mais clara.

Cor para a sala

Também deve ser evitado usar cores escuras para esse ambiente. Além de aumentar a temperatura, vai passar a ideia que a sua sala é menor do que a realidade. Você pode ousar bastante nesse espaço. O padrão sempre são os tons nudes, mas dá para apostar em um verde ou azul sem medo!

Cor para cozinha e banheiro

Nesse espaço você pode usar o branco como plano de fundo e deixar o detalhe por conta de outras cores. É justamente nesses que você dará a alegria e o conforto que o cômodo precisa. Cores mais vivas deixarão sua cozinha e seu banheiro mais alegre.

Vidros – Ideias de Usos Interessantes para seu apartamento

Os vidros não são usados só em box de banheiro ou janelas. É muito comum a sua utilização em alguns ambientes da casa para deixá-los com mais charme. Veja outros usos:

  • Em coberturas e guarda-corpos – são usados vidros laminados devido à sua composição de 2 ou mais chapas.
  • Em varandas e em sacadas – Geralmente são fechadas com vidros de segurança. Pode ser laminado ou temperado. O temperado tem 5 vezes mais resistência que o vidro comum. Vale também saber mais sobre os benefícios e cuidados com o vidro da sua sacada.
  • Para degraus de escadas e pisos – o aconselhável é utilizar uma combinação de placas temperadas e laminadas.
  • Uma interessante sugestão para o uso do vidro serigrafado é revestir paredes de lavabos, colando as chapas diretamente na parede. Formam um visual sofisticado e moderno.
  • O vidro serigrafado também pode ser usado para montar cubas das pias dos lavabos.

Espelhos

O espelho, objeto de magia e forte aliado dos mais vaidosos, não pode ficar fora de sua decoração. Eles são versáteis, dão ares de luminosidade e sofisticação aos ambientes. Saber como comprar o espelho sob medida corretamente é mais que importante. Vai aqui uma ajudinha para escolhê-los.

  •     Para o quarto- aposte em espelhos grandes, pois eles parecem ampliar o ambiente. O melhor lugar para eles é atrás da cama ou no armário revestindo as portas.
  •     Na sala de jantar valorizam o ambiente tornando-o confortável e acolhedor. Prefira um modelo que cubra por inteiro uma das paredes ou que cubra a metade superior desta.
  •     Coloque apenas 1 espelho em cada ambiente, pois o excesso causa desconforto.

Móveis para um ambiente mais leve

Os móveis feitos a partir do vidro também podem ser trabalhados no seu novo apartamento de maneiras variadas. Veja como:

  • Mesas: principalmente nas pequenas e graciosas mesas de centro, você utilizar o vidro à vontade nesse caso. A peça ganha uma singeleza sem tamanho e ainda se transforma em um adorno requintado e delicado. Combinam com qualquer tipo de decoração e você pode complementá-las com porta-retratos, vasos de flores ou enfeites abstratos. Já as mesas de jantar são únicas. Uma toalha fina e um arranjo deixará sua sala bem mais bonita.
  • Escritório: Já imaginou um escritório inteiro projetado em vidro? Se você mantém um home office, não deixe de consultar seu designer sobre a possibilidade de decorá-lo dessa forma. Escrivaninha, portas, janelas, luminárias e estantes são algumas ideias que dá para ser trabalhada nesse espaço.
  • Armários: para quarto, cozinha e banheiros. Tudo combina muito bem com o vidro. Alguns donos e donas de casa utilizam a peça apenas nas portas, mas dá para incrementar nas prateleiras e também como um espelho no fundo, ganhando mais profundidade em seus armários.
  • Sofá e cadeira: apesar de pouco utilizado, dá para ter uma base de vidro em sofás e cadeiras. Modernos e delicados, combinam com ambientes com ares do mesmo tipo. Se você gosta de elementos inovadores na sua casa, tente uma peça dessa para o seu apartamento novo.

Dá para ir muito mais além. Essas são apenas algumas ideias de como você pode usar o vidro nos móveis da sua casa.

Não é apenas o mais bonito

A escolha pelo vidro não deve ser feita apenas levando em conta a beleza estética. Durante todo o texto você pode ver que existem conceitos também focados na segurança dos moradores. Vidros comuns, por exemplo, não podem ser utilizados para tudo. É preciso cautela e também um bom profissional de engenharia para projetar com você cada uma dessas aplicações. Existem normas, geralmente regidas pela ABNT, que precisam ser seguidas. Atente-se sobre esse fato.

Você encontra ótimas opções de vidros para toda a sua casa na nossa loja online. Já deu uma passadinha lá?

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]


Quer mais conteúdo gratuito?
Gosta de saber dicas sobre limpeza, decoração e ideias para novos projetos?
Cadastre-se para receber conteúdos e descontos exclusivos!