Quanto você deveria gastar com a reforma do seu apartamento? 20 dicas para você economizar

Por edsonmri - 02 de julho de 2015 - Economia,Reforma

 

Você quer dar aquela repaginada no visual do seu apartamento? Bom, em tempos de crise financeira a dica é pesquisar muito e ter um bom planejamento para economizar.

Tudo vai depender da quantidade de cômodos que serão reformados, a região que você mora e o quanto está disposto a gastar. Veja algumas dicas para economizar na reforma do apê!

6sea3w5o63zaxnuzhiv9q38wa.jpg

Dica 1

Antes de começar seu planejamento, faça a descriminação de item por item, que vão do estado físico do imóvel, o que será feito até uma previsão de quais materiais serão necessários:

Dica 2

Faça uma vistoria em todos os cômodos e liste quais são os reparos ou mudanças necessárias, devido às condições físicas do apartamento.

Dica 3

O que você pretende fazer na etapa de acabamentos pode alterar muito o valor final da obra. Então, saiba qual o seu orçamento e os tipos de acabamentos que tenham melhor custo benefícios.

Dica 4

O poder de compra do proprietário definirá qual orçamento poderá ser reservado para a obra. Faça uma planilha e defina a porcentagem de recursos que poderão ser usados para aplicar na obra. Confira quanto do seu orçamento mensal pode ser comprometido para não ter surpresas. Se você tem uma reserva guardada melhor ainda. Assim a negociação à vista ficará mais fácil e irá trazer mais economia.

Dica 5

Faça pesquisas com diferentes fornecedores e confira se valores de frete ou prazos diferenciados podem alterar o custo dos materiais e consequentemente o da obra.

Dica 6

Dê preferência à mão de obra local. Geralmente é mais barata, por não ter custos com transporte e alimentação.

Dica 7

Informe-se em relação às autorizações e taxas necessárias para realizar a obra junto à prefeitura.

Dica 8

Procure um profissional (arquiteto ou engenheiro civil). Repasse quais são suas idéias para a reforma e sua capacidade financeira. Um profissional ajuda a melhorar o planejamento, define custos, prazos e plano de execução, evitando gastos desnecessários.

Dica 9

Escritórios de engenharia ou arquitetura, por exemplo, possuem profissionais capacitados para administração de obra planejada, estabelecem parcerias com bons fornecedores e podem oferecer até preços melhores em alguns materiais. Além disso, no planejamento será especificado os valores que serão gastos com profissionais, por exemplo, pedreiro, gesseiro, eletricista, passando pelos materiais de construção e acabamento. O custo benefício compensa.

Dica 10

Com um planejamento em mãos obrigatoriamente haverá também um cronograma de obra, com prazos pré estabelecidos. Com um profissional supervisionando a obra será mais fácil controlar esse cronograma.

Dica 11

Após a definição do planejamento comece a pesquisar os materiais o mais rápido possível.

Dica 12

Não cometa o erro de comprar materiais antecipadamente, antes do planejamento, só porque está barato. Muitas obras ficam paradas, porque o gasto com materiais antecipado gera desequilíbrio orçamentário.

Dica 13

Negociações com pagamento à vista sempre geram mais descontos. Se não for possível, negocie formas de pagamento de acordo com seu controle financeiro.

Dica 14

Ao procurar por mão de obra, pesquise mais de dois orçamentos e busque referências. Se possível faça um contrato por escrito e pague por empreitada, não por dia, muito menos à vista.

Dica 15

Tenha em mãos uma planilha de orçamento com todos os itens (se for preciso, faça substituições por itens mais baratos, que compensem o custo/benefício, sem perder a qualidade).

Dica 16

Vidros e espelhos também precisam ser orçados com bastante antecedência. Peça as medidas para o profissional que fez o projeto e comece uma pesquisa. Na PS do Vidro  você pode fazer seu orçamento sob medida pelo site:

Dica 17

Uma parede de vidro, por exemplo, pode ser mais barata que uma de concreto. Pense nisso! Além de dar um toque de modernidade à reforma, traz luz natural para dentro de casa.

Dica 18

Espelhos são ótimas opções para decorar gastando pouco. São inúmeros modelos, formas e tamanhos que podem deixar sua decoração ainda mais elegante. Veja aqui como usá-los na decoração.

Dica 19

Tenha sempre uma reserva financeira para possíveis imprevistos. Essa garantia deixará você preparado para não se endividar.

Dica 20

Fique atento nas áreas onde forem realizadas alterações na parte hidráulica e elétrica. Nesses horas podem surgir surpresas e gastos imprevistos. Consulte sempre um profissional capacitado.

Quer saber mais sobre como economizar na sua obra? Acesse nosso blog e leia outras dicas que temos para você!

[contact-form-7 404 "Não encontrado"]


Quer mais conteúdo gratuito?
Gosta de saber dicas sobre limpeza, decoração e ideias para novos projetos?
Cadastre-se para receber conteúdos e descontos exclusivos!