Veja também...
Por edsonmri - 23 de março de 2017 - Sem categoria
A função dos síndicos e zelar pelos interesses em comum dos condôminos e a integridade do condomínio, sempre priorizando o que for necessário para que manter uma ótima convivência entre todos. De fato, essa é uma atividade bastante complexa, principalmente porque envolver ter que lidar com pessoas. Gerir pessoas é uma tarefa que requer muita habilidade de comunicação, paciência, bom senso e muita responsabilidade.
Para ajudar nesta questão, o post de hoje traz algumas dicas importantes sobre o que é necessário para que os síndicos possam fazer uma gestão de pessoas eficiente.
A organização é como um mandamento na vida de quem tem uma responsabilidade tão grande como a de gerir pessoas. Ser organizado é um pré-requisito para uma gestão eficiente, pois os síndicos lidam com inúmeros compromissos como:
Uma gestão de pessoas eficiente necessita de muita organização e coerência na tomada de decisões.
Um grande equívoco de uma pessoa que está em posição de liderança, é permitir que o “poder” suba à sua cabeça. Isso acontece com muitos síndicos que acabam transformando a sua gestão em um verdadeiro “império”, onde — ao invés de gerir pessoas e solucionar problemas — acabam apenas causando mais conflitos entre os condôminos e gerando mais complicações do que soluções.
Lembre-se: gerir pessoas não é aplicar multas e advertências para provar a sua autoridade, muito menos criar novas regras que causam descontentamento entre os moradores. Um bom síndico apenas desempenha a sua função com excelência que é fazer com que os condôminos cumpram com o que é determinado pelas leis e pela Convenção e Regulamento Interno.
Conheça cada metro quadrado do condomínio, todos os seus problemas e todas as suas características. Isso inclui os funcionários e moradores.
Mantenha um bom relacionamento com os condôminos. Trate-os com respeito e profissionalismo, conheça as suas personalidades e conquiste o respeito do pessoal em geral. Certamente, gerir um grupo de pessoas que o respeitam é muito mais fácil e eficiente, principalmente quando for necessário resolver conflitos entre moradores ou situações atípicas.
Como citamos anteriormente, respeito é fundamental para se gerir pessoas e ele não pode ser comprado, somente conquistado. O melhor caminho para conquistar o respeito e a confiança dos condôminos é fazendo uma gestão exemplar. Não deixe que as pessoas se arrependam de o terem elegido como síndico do condomínio.
Se a sua gestão for exemplar, ela fará com que os condôminos fiquem satisfeitos com o seu trabalho; consequentemente, você conquistará o respeito deles.
A comunicação é o segredo de qualquer bom relacionamento. Para garantir um relacionamento transparente e de respeito mútuo entre os condôminos e o síndico, é necessário manter a boa comunicação. Portanto:
O que achou do post de hoje? Deixe um comentário compartilhando conosco sua opinião e suas experiências na gestão de seu condomínio!